segunda-feira, 11 de maio de 2015




A primeira vez que vi uma noticia sobre os livros de colorir para adultos eu pensei “Nossa, que bobeira”. Então de repente comecei a relembrar da infância. Da assinatura das revistinhas de colorir da Disney que meus pais fizeram mim e para minha irmã. Da vez em que ganhei de presente uma caixa de lápis de cor com 48 cores da Faber Castell (sonho de consumo infantil!) e das horas e horas que passava desenhando e pintando. Então repensei “Por que não?”. Comprei O Jardim Secreto. E adorei!



Curiosamente, como ocorre com muitas boas ideias, o livro surgiu por acaso. Johanna Basford contou recentemente em seu Instagram um pouco da história. Ela publicou em seu site uma ilustração de várias corujas em uma árvore para download gratuito. Sua editora gostou e lhe enviou um e mail perguntando se havia interesse de fazer um livro de colorir. Como a própria Johanna disse “o resto é história”.

O livro é lindo! Os desenhos são fantásticos. Jardins super intrincados, belos animais, delicadas flores e infinitas folhas de todo quanto é tipo de planta. O papel tem gramatura grossa e a impressão em tinta preta é perfeita.


Além dos desenhos, o livro apresenta uma atividade de caça ao tesouro. São animais e objetos escondidos em meio as folhas e flores. Existem também vários espaços em branco onde o leitor/artista pode preencher com o próprio desenho.


E por fim o livro se propõe a ser uma atividade antiestresse. Comigo funcionou. Os detalhes dos desenhos são tão minuciosos que é praticamente impossível pintar sem estar realmente concentrado na atividade. E ao focar a mente em uma atividade prazerosa é fácil esquecer dos estresses cotidianos e relaxar durante a pintura sem ver o tempo passar.


O único ponto negativo em relação ao livro é a falta de margem entre um desenho e outro, principalmente nos de página dupla. É difícil alcançar esses espacinhos com o lápis de cor, principalmente para aplicar efeitos de sombreamento ou coisa do tipo.  


Gostei muito do livro. É inevitável a sensação gostosa de nostalgia ao apontar o lápis verde e ficar ali só pintando folhinhas por horas e horas. Johanna Basford lançou também "Floresta Encantada" e prepara seu terceiro livro de colorir com ilustrações do fundo do mar.




Mostre sua arte para a gente! Mande uma foto do seu livro de colorir até o dia 16 de Maio, sábado, para entrelinhasfantasticas@gmail.com que faremos uma postagem especial na próxima segunda :)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Arquivo

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.