quinta-feira, 11 de junho de 2015


Adoro Norte e Sul pelos mais variados motivos. Primeiro, por que a história é muito boa. Segundo, por que o livro deu origem a excelente mini-série North & South gravada pela BBC com o lindo e maravilhoso Richard Armitage <3. Terceiro, por que foi o primeiro livro que me propus a ler em inglês. E foi tenso. No primeiro dia levei duas horas para ler miseras 10 páginas. Quando me dei conta do tempo, quase joguei o livro longe e desisti. Mas resolvi continuar, e entre alguns perrengues, consegui terminar :)



Margaret Hale, após uma temporada em Londres, vive feliz na verdejante Helstone, no Sul da Inglaterra, até que seu pai, pároco local, se vê em uma crise religiosa e resolve abandonar tudo para ir viver como tutor no Norte, na cinzenta e industrializada Milton.

O contraste entre as localidades é gritante. Logo Margaret se vê incomodada com a aspereza das pessoas, as ruas cinzentas e o barulho das fabricas, e sempre se recorda com saudades de sua amada Helstone. Um dos pupilos de seu pai é John Thornton, dono de Marlborough Mills, uma das fabricas de manufatura de algodão local. Devido a um grande infortúnio, John teve que largar a escola quando muito jovem e só então tem a chance de voltar aos estudos. 




John e Margaret imediata e frequentemente entram em desacordo, mas ainda assim ele se sente atraído pela jovem graças a sua beleza, e mesmo a achando inicialmente arrogante, com o tempo passa a gostar dela. Já Margaret é mais irredutível, pois vê John como um homem grosseiro e insensível antes mesmo de se permitir conhece-lo a fundo.

Margaret é uma boa moça, disposta a agradar, mas não é daquelas que abaixa a cabeça para tudo. É turrona (as vezes até demais na minha humilde opinião...) mas sempre em prol daquilo que considera correto e justo. John, apesar de ser um homem endurecido pelas intempéries da vida, possui um bom coração, sempre disposto a ajudar, devoto e preocupado com o bem estar de sua mãe e irmã. Ai gente, esse homem é demais <3


O livro vai muito além do romance com uma forte critica social ao tratamento dado aos funcionários das fabricas na época, evidenciado na amizade de Margaret com Bessy, filha de Nicholas Higgins, um representante dos trabalhadores locais. Bessy sofre de problemas pulmonares devido a inalação de partículas de algodão, e seu pai deseja iniciar uma greve pedindo melhores condições de trabalho e salários mais justos. 


O que eu mais gosto da história são as tensões criadas a partir dos inúmeros pequenos mal-entendidos, que geram um grande desconforto e conflito entre os personagens. Apesar da parte romântica, não leia Norte e Sul esperando algo como Orgulho e Preconceito. Elizabeth Gaskell não se utiliza do sarcasmo e bom humor de Jane Austen. O tom aqui é um pouco mais sombrio. 
Gosto muito do livro e acho uma pena ele ser tão pouco conhecido aqui no Brasil. Na época que li, encontrei apenas uma edição em português (bilíngue, na realidade) lançado pela Editora Landmark. Pesquisando para a resenha, fiquei contente ao descobrir que o livro foi recentemente relançado pela Pedrazul Editora com o título de Margaret Hale e uma edição de luxo está a caminho pera Editora Martin Claret! #QueroTodos
Muitas mulheres podem ser apaixonadas pelo Mr. Darcy (incluindo eu), mas quem mora no meu coração na realidade é o Mr. Thornton <3

Margaret não era uma amante fácil de conquistar, mas quando amava, amava apaixonadamente, e com considerável grau de ciúme.

Atualizado em 17 de Junho de 2015

Como eu disse logo acima, ao pesquisar para a resenha descobri que o livro havia sido relançado em português pela Pedrazul e pela Martin Claret. Comprei a edição da Pedrazul. Seguem as fotos!


O livro é bastante bonito! A capa como Margaret Hale...


...e a contracapa como Norte e Sul.


A impressão foi feita em papel levemente amarelado e tem detalhes onde consta o nome da autora, titulo do livro e inícios de capítulos. Ganhei um montão de marca páginas, incluindo os do livro <3


Atualizado em 22 de Novembro de 2015

Aproveitei uma boa promoção e comprei também a edição da Martin Claret! Seguem fotos:






É muito amor <3

10 comentários:

  1. Olá Thalita, tbm amo esse livro e o seriado. Confesso que conheci o livro depois de terminar os livros da Jane Austen, mas eu acabei vendo a séri antes. Mas concordo com vc que são estilos diferentes. Meu coração é dividido entre Mr. Darcy e o Mr. Thronton.....hahaha. Ainda mais depois da mini serie de North and South. Tenho a versão bilíngue e não sabia que iam lançar uma outra edição. Eu não gosto da versão da série qdo eles se conhecem. Prefiro a do livro. Mas em compensação, prefiro o final na estação de trem da série. Hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu! Obrigada pela visita e pelo comentário :)
      Eu assisti a série primeiro e concordo contigo, prefiro o começo do livro e o final da mini série. O da série é muito mais fofo <3
      Da Jane Austen só li Emma e Orgulho e Preconceito, os demais estão na pilha de leitura. Adoro esses romances hehe
      Bjs!

      Excluir
    2. Olá Thalita, depois de Orgulho e Preconceito da Jane Austen eu gosto muito de Persuasão. Tem um filme de 2007 que eu gosto mas não do final. Prefiro o final do livro. Eu não li tbm Razão e Sensibilidade mas não li Emma.
      Bjos

      Excluir
    3. OLá Lu! Ahhh agora fiquei curiosa para assistir! Eu vi faz pouco tempo o filme de Razão e Sensibilidade. Não sei o quanto é fiel ao livro, mas gostei muito. Emma é legal. As confusões que a protagonista cria são demais. Também tem mini série, assisti metade e estava super fiel :) Bjs

      Excluir
  2. Nossa, sua resenha deu a impressão de que o livro é o estilo de Jane Austen mesmo, gostei muito. E essas edições da Penguin Books são tão lindas com essa arte!

    Gostei do assunto da narrativa, na verdade me identifiquei ;)

    Beijinhos, Hel.

    http://leiturasegatices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela lembra bastante, mas com um tom mais sombriu. Eu sou suspeita para falar pois sou apaixonada por esse livro <3
      Bjs

      Excluir
  3. Ameeei a resenha, to louca para lê-lo!!!
    E que lindoooos os seus livros, me doa um?? kkkk
    bjoos
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana!
    Espero que também goste :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amo, amo e amo, de todos e todos que já li e assisti, é o meu preferido!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Sorteio

Arquivo

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.