As Aventuras de Robin Hood - Howard Pyke



Depois de ter visto os filmes do Robin Hood (com o Kevin Costner, o mais recente com o Russell Crowe), o desenho clássico da Disney e até mesmo a série do Robin Hood da BBC (sim, ela existe, com Jonas Armstrong como Robin Hood e o lindo e maravilhoso Richard Armitage como Guy de Gisborne), e agora com mais uma adaptação anunciada, eu conclui que precisava ler alguma coisa sobre o Robin Hood. Saí em busca de um livro, descobri que existem vários, e escolhi o As Aventuras de Robin Hood, de Howard Pyke.


O livro narra toda a história da vida de de Robin Hood desde o momento em que ele se vê obrigado a fugir para a floresta devido a um homicídio que não gostaria de ter cometido. E uma vez na floresta, o que Robin e seus faceiros companheiros fazem é caçar os cervos do rei, treinar com arco e flecha, lutar com varapaus, cuidar da vida alheia  e promover festas para os endinheirados que capturam na estrada, financiadas pelos próprios capturados. Sim, Robin não rouba e pronto. Apenas após o banquete os nobres são avisados de que seus objetos de valor foram confiscados para ajudar os camponeses pobres.


É meio difícil julgar o livro já tento a história pré definida na cabeça por conta dos filmes, animação e série. O romance sempre desenvolvido entre Robin e Lady Marian aqui é apenas brevemente citado. A ajuda aos camponeses é também apenas citada, não vemos os homens os ajudando de fato. Mas me decepcionei mesmo com a parca presença vilanesca do Xerife de Nottingham e do Guy de Gisborne. Guy até tem uma presença sinistra de impacto, mas infelizmente pouco aprofundada.
Sir Guy da série da BBC. Lindo <3

O curioso é que todos os homens que vivem na floresta são lindos. Vezes sem conta o narrador descreve todos como jovens belos e rijos. Mais de uma vez me irritei com tantos bonitões bons para capinar uns lotes ali a toa na floresta.


Para mim o ponto alto do livros são as ilustrações do autor, que aguçaram minha curiosidade para seguir em frente e serviram para caraterizar muito bem os personagens, uma vez que a narração é carente de descrições pessoais. Mesmo que por vezes repetitivo, o livro possui uma leitura fácil e provavelmente agradará que gosta de histórias de aventuras. Pretendo agora ler As Aventuras de Robin Hood do Alexandre Dumas :)


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.