segunda-feira, 10 de agosto de 2015


Depois de ter visto os filmes do Robin Hood (com o Kevin Costner, o mais recente com o Russell Crowe), o desenho clássico da Disney e até mesmo a série do Robin Hood da BBC (sim, ela existe, com Jonas Armstrong como Robin Hood e o lindo e maravilhoso Richard Armitage como Guy de Gisborne), e agora com mais uma adaptação anunciada, eu conclui que precisava ler alguma coisa sobre o Robin Hood. Saí em busca de um livro, descobri que existem vários, e escolhi o As Aventuras de Robin Hood, de Howard Pyke.


O livro narra toda a história da vida de de Robin Hood desde o momento em que ele se vê obrigado a fugir para a floresta devido a um homicídio que não gostaria de ter cometido. E uma vez na floresta, o que Robin e seus faceiros companheiros fazem é caçar os cervos do rei, treinar com arco e flecha, lutar com varapaus, cuidar da vida alheia  e promover festas para os endinheirados que capturam na estrada, financiadas pelos próprios capturados. Sim, Robin não rouba e pronto. Apenas após o banquete os nobres são avisados de que seus objetos de valor foram confiscados para ajudar os camponeses pobres.


É meio difícil julgar o livro já tento a história pré definida na cabeça por conta dos filmes, animação e série. O romance sempre desenvolvido entre Robin e Lady Marian aqui é apenas brevemente citado. A ajuda aos camponeses é também apenas citada, não vemos os homens os ajudando de fato. Mas me decepcionei mesmo com a parca presença vilanesca do Xerife de Nottingham e do Guy de Gisborne. Guy até tem uma presença sinistra de impacto, mas infelizmente pouco aprofundada.
Sir Guy da série da BBC. Lindo <3

O curioso é que todos os homens que vivem na floresta são lindos. Vezes sem conta o narrador descreve todos como jovens belos e rijos. Mais de uma vez me irritei com tantos bonitões bons para capinar uns lotes ali a toa na floresta.


Para mim o ponto alto do livros são as ilustrações do autor, que aguçaram minha curiosidade para seguir em frente e serviram para caraterizar muito bem os personagens, uma vez que a narração é carente de descrições pessoais. Mesmo que por vezes repetitivo, o livro possui uma leitura fácil e provavelmente agradará que gosta de histórias de aventuras. Pretendo agora ler As Aventuras de Robin Hood do Alexandre Dumas :)


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Arquivo

Sorteio

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.