Extraordinário - R. J. Palacio





As vezes não espero nada de um livro e ele me surpreende. Extraordinário, de R. J. Palacio, foi um desses.



August é um garotinho de 10 anos apaixonado por Star Wars que está prestes a entrar na escola mas possui um pequeno grande problema: por conta de uma rara síndrome nasceu com o rosto completamente deformado e mesmo após várias cirurgias sua face é incomum.



A história acompanha o desenvolvimento de todo o ano letivo de August. Até então ele só havia tido aulas em casa e a escola se mostra uma provação graças a toda crueldade infantil de seus colegas.



Adorei o August, ele é um menino muito bacana! Tirando o rosto diferente, ele é um garoto de 10 anos completamente comum, engraçado e bastante inteligente. Pensei que Extraordinário traria uma história chorosa cheia de autocomiseração. Muito longe disso. August é forte, não fica se fazendo de coitadinho. Por mais que tenha medo de certas situações, por mais que sofra bullying, o garoto tenta não se abater e sempre segue em frente, muitas vezes fazendo piada da própria situação.



O livro é narrado em primeira pessoa por diferentes pontos de vista. Pelo próprio August, pela sua irmã Via, pelo seu amigo Jack e por alguns outros, tornando a história muito interessante. Os capítulos são curtos, a escrita é simples e a leitura é agradável. Os personagens são cativantes e por mais que não seja um livro choroso é fácil se emocionar em algumas passagens da mesma forma que é fácil vibrar em várias delas. Um daqueles livros bons para se ler de uma tacada só.

2 comentários:

  1. Todo mundo fala tão bem desse livro que fico com mais vontade ainda de ler!

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona | Canal do Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vale a pena. Pensei que seria meio lamentoso, mas muito pelo contrario, o tom positivo dele é muito bacana!
      ~Thalita

      Excluir

Tecnologia do Blogger.