segunda-feira, 12 de outubro de 2015



Nesse domingo a equipe ELF marcou presença na JediCon 2015 e, em comemoração ao evento, declaramos aqui no blog "semana Star Wars". Como o segundo pilar Jedi é o Conhecimento, a primeira resenha da semana é sobre um livro que se faz necessário na coleção de todo iniciado na Força. Passado de Mestre para Padawan, este manual é uma introdução a vida Jedi.



Primeiramente, gostaria de registrar que eu não tenho muita paciência para ler livros inteiros quando esses são do tipo “enciclopédia” de uma saga. Então, não tinha muitas expectativas para esse livro, além de ele ser lindo e ser de uma saga que eu amo, assisto, leio e coleciono. Mas eis que eu estava enganada e o livro está menos para uma enciclopédia e muito mais para uma imersão suave.


Detalhe para o relevo da capa e o papel desgastado que parece antigo, que fazem uma edição muito bonita.
Mas a os cantos são muito sensíveis e ficam marcados facilmente, então cuidado.


A assinatura de todos os antigos donos do manual ajuda a identificar a letra de cada anotação


Dito isso, você começa a ler o exato livro que um Padawan recebe de seu Mestre após ter sido escolhido por ele. O livro cobre de maneira não muito profunda os principais aspectos da vida de um Jedi, passando pelo Código Jedi, seus pilares, história e até mesmo vestimentas de um Jedi e construção do sabre de luz, dentre outras coisas.


O interessante do livro é que, apesar de bastante básico em alguns pontos, esclarece bem várias questões sobre a organização da Ordem Jedi como por exemplo como é a vida de um youngling (Jedi iniciado) e todas as preparações, desafios e testes que esse precisará enfrentar até tornar-se Padawan, Cavaleiro e Mestre Jedi e, caso não consiga, o que acontece com ele.

Outra coisa que me chamou bastante atenção é que o livro é repleto de “anotações” de seus antigos donos (personagens ilustres como Anakin, Obi-Wan Kenobi, Darth Sidious, o próprio Mestre Yoda, dentre outros) e quando você lê essas notas precisa pensar que foram feitas em sua maioria na época em que estes ex-donos eram então aprendizes e muitos dos seus comentários acabam ganhando muito significado se comparados ao que acontece no futuro de cada um no decorrer da saga.




A leitura é rápida, até porque o livro é pequeno e repleto de figuras. Em resumo, é um livro esclarecedor, interessante e mesmo divertido, mas além disso é uma publicação linda e cheia de detalhes, com ilustrações sensacionais e que nenhum fã de Star Wars vai se arrepender de adicionar à coleção.



Código Jedi

Não há emoção, há paz
Não há ignorância, há conhecimento
Não há paixão, há serenidade
Não há caos, há harmonia
Não há morte, há a Força.





2 comentários:

  1. Oi, Jack!
    Que livro mais lindo e que interessante ele vir com anotações dos antigos donos, adoro um voyeurismo, hahaha.

    Eu estou entrando no mundo SW agora e aos poucos, mas meu noivo é tão fissurado pela saga que eu comprei aquela trilogia da Darkside e dei para ele, ele amou! Vou mostrar esse livro para ele!

    Beijinhos, Hel.
    http://leiturasegatices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hel. Como você já percebeu, sou muito fã de Star Wars e há mais ou menos um ano me entreguei ao fascínio do Universo Expandido. Esse livro é um item obrigatório na coleção e, mais para o final da semana, o Lado Negro da força também dará as caras por aqui e ele vem ainda mais belo ;D
      Dá uma olhada depois que a editora lançou um box lindo que vem com os quatro livros: "O Caminho Jedi", "O Livro dos Sith", "Código do Caçador de Recompensas" e "Manual do Império". Esses dois últimos ainda não fazem parte da minha coleção. Ainda...

      Obrigada pela visita.

      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Arquivo

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.