quinta-feira, 12 de novembro de 2015



Tive a oportunidade de ir ao lançamento dos livros Mônica é Daltônica? e Os Azuis na Livraria Cia das Letras no Conjunto Nacional, na Av. Paulista aqui em São Paulo, com a presença do Maurício de Sousa <3

Eu sempre digo que passei a ler “livros de verdade” após Harry Potter. Até então eu só lia livros impostos pela escola e… gibis da Turma da Mônica! Minha tia trazia gibis já lidos e que seriam descartados no consultório em que trabalhava e eu dividia a leitura com meus outros tios e minha irmã. Lia os gibis que ficavam na escola. Lia os gibis novos que ganhava. Lia todo e qualquer gibi da Turma da Mônica que caísse em minhas mãos. Lia uma, duas, três vezes, até que novos gibis aparecessem.


Ainda bem criancinha ganhei um Sansão de pelúcia dos meus pais. Já um pouco mais grandinha um Chico Bento do meu tio, meu personagem favorito. Dá para ver que a Turma da Mônica sempre fez parte da minha vida. Portanto é meio difícil descrever a emoção de encontrar pessoalmente o Maurício de Sousa.



Eu e minha tia Mônica na sessão de autógrafos <3
O Maurício é mega simpático! Na senha do autógrafo estava escrito que ele só autografaria um dos livros e que não podíamos pedir desenhos, mas ele autografou os dois e ainda perguntou qual personagem queríamos. Pedi o Chico em um livro e a Mônica no outro. Não dá para descrever a sensação de ver o homem desenhando ali na minha frente os personagens que sempre fizeram parte da minha vida! Odilon Moraes, o ilustrador de Mônica é Daltônica? também estava presente. Ele também foi mega simpático e desenhou um lindo Sansão junto de seu autografo. Foi emocionante e fiquei realmente muito feliz de ter tido essa oportunidade <3



Vamos aos livros!

A nova coleção da Companhia das Letrinhas trás histórias clássicas da Turma na Mônica em formato de narrativa. Todas as histórias foram originalmente escritas e desenhadas pelo Maurício de Sousa e agora chegam com uma nova roupagem graças as ilustrações dos mais respeitados artistas do Brasil.


Mônica é Daltônica? inaugura a coleção. A história fez parte do primeiro gibi da Mônica em 1970, portanto nada melhor que inaugurar essa coleção linda também. A turma ficou super fofa nos traços do Odilon Moraes. Na história Zé Luís, Cebolinha, Cascão e cia tramam confundir as cores na cabeça da Mônica a fim de tirar o seu poder de dona da rua.



Já em Os Azuis, lindamente ilustrada por Elisabeth Teixeira, Mônica sai para caminhar em uma belo dia e descobre que todo mundo, a não ser ela, ficou azul! Todos começam a taxa-la de alaranjada e a evitá-la, como se fosse crime ter uma cor diferente. A história queria chamar a atenção para o racismo. E conseguiu. Em uma época que era complicado falar sobre o tema, Maurício recebeu diversas cartas elogiando a história.




Os livros são lindos. São um pouco maiores que uma folha A4, totalmente coloridos e impressos em papel de qualidade. No final do livro Maurício conta um pouco sobre o processo de criação da história. Temos também uma especie de comparativo com as tirinhas originais e os novos traços além de comentários e esboços dos ilustradores. O tipo de livro capaz de envolver os adultos na mais pura nostalgia e encantar crianças de todas as idades.


22 comentários:

  1. Realmente foi emocionante sentar ao lado do Maurício de Sousa, sempre li os gibis da Turma da Mônica fez parte da minha infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica! Obrigada pela visita :)
      Simmmmmmmm foi demais <3 que venham novas oportunidades de encontra-lo!
      Bjs

      Excluir
    2. Monica, fala a verdade! Vc é filha do Maurício hahaha Até o sobrenome é o mesmo! uahsuhaushuhas
      :3

      Excluir
    3. Denise vc sabe que na hora ele perguntou meu nome falei Mônica e de Souza tb, ai ele perguntou com S ou Z.. respondi o meu é com Z kkkk então não sou filha dele rsrss

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Que liiiiindo, me deu vontade de ler.
    Infelizmente, todo evento que fui que estava o Maurício, não consegui nem chegar perto dele (inacessível, suuuper) e por isso peguei uma implicância D: mas não deixei de gostar da Turma da Mônica.
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jess! Obrigada pela visita :)
      Se puder leia sim, os livros são muito bonitinhos. Eu tentei vê-lo na CCXP e não consegui. Estava super cheio. Dessa vez tinha bastante gente mas até que estava tranquilo.
      Bjs

      Excluir
  3. Oii Thalita!
    Vendo você falar com tanta animação desses livros e da sessão de autógrafos bateu aquela nostalgia. Nunca fui muito de ler os gibis da Mônica, mas sempre assistia as animações e até hoje ainda tenho algumas guardadas em fita cassete que depois consegui passar pra dvd porque não queria me desfazer delas <3
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele! Obrigada pela visita :)
      Ahhh das animações nunca gostei muito, apesar de acha-la super bonitinha sempre preferi os gibis. Legal que vc mantem guardado até hoje!
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Thalita!
    Que emoção conhecer o Maurício ein?! Também lia bastante gibis e adora o almanaque de férias.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  5. Olá Bianca! Obrigada pela visita :)
    Ainnnn foi muita <3 Foi muito legal!
    Ahhh eu também tinha esse almanaque! Também adorava hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu também lia bastante quadrinhos da Mônica. Adorava. Hoje em dia gosto, mas nem compro mais :( de tonta.
    Eu não gostei muito dessas ilustrações, da um ar sombrio para eles kk mas fiquei curiosa com a historia. E imagino sua emoção vendo ele lá *-*

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil! Obrigada pela visita :)
      Sabe que eu também não compro? Se aparece alguma por aqui até leio, mas nunca mais comprei...
      Ahhh sério? Eu curti :)
      Bjs

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Deve ter sido uma honrar conhecer o Maurício de Sousa. Nem sei como você está se sentindo, pois a sensação deve ter sido maravilhosa!
    Já li alguns gibis da turma da Mônica, mas bem pouco. Adoraria comprar a coleção completa.

    Abraço!

    Tudo Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sávio! Obrigada pela visita :)
      Aiiii foi demais! Realmente, uma honra. Experiência inesquecivel <3
      Bjs

      Excluir
  8. Oi, Thalita!
    Eu também cresci lendo os gibis da Turma, acho que é algo que completa a infância de qualquer criança, independente de que seja um futuro leitor ou não.
    Fico feliz que tenha conhecido o Mauricio, deve ter sido bem emocionante, dá pra ver pelas fotos.
    Beijinhos ♥
    Borboletas de papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!
      Pois é, mesmo que a criança não leia os gibis, todo mundo conhece a Turma da Mônica. Acho incrivel um autor nacional que tenha conseguido uma proeza dessa!
      Bjs

      Excluir
  9. Que coisa mais linda os autógrafos! Tinha visto a capa de Mônica é Daltônica no Facebook (e depois perdi de onde era...)
    As artes dos livros estão bem legais! No meu caso dos gibis eu nunca tive um acesso enorme a Turma da Mônica, era de tudo um pouco e eu adorava o Zé Carioca!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana!
      Eu tive alguns do Zé Carioca e Pato Donald, mas não curtia. Só gostava mesmo dos da Turma da Mônica huahua
      Bjs

      Excluir
  10. Que lindo! A sensação deve ter sido ótima!
    Encontrei com ele uma vez na Biblioteca de São Paulo, durante um trabalho para a faculdade, mas não houve oportunidade de interação. Ele estava contando sobre a Turma da Mônica para as criancinhas, que estavam super interessadas. rs. Foi bem legal de ver!

    Parabéns pelo blog.
    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina! Obrigada pela visita :)
      Ounnnn foi sim, foi demais <3
      Que bacana você também ter encontrado com ele! E bacana também estar contando a história para as crianças e elas estarem gostando :)
      Bjs

      Excluir
  11. Adorei, ainda não sabia destes livros, já anotei pra comprar pros meus filhos, eles amam a turminha!
    Gente que amor encontrar o mestre Mauricio de Sousa hein!

    www.detudopouco.com.br
    blogliteraturanacional.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvânica! Obrigada pela visita :)
      Compre sim, são livros lindos. Foi muito bacana encontrar com ele <3
      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

Arquivo

Sorteio

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.