segunda-feira, 11 de janeiro de 2016


Desde a criação do blog, em maio do ano passado, venho prestando mais atenção aos lançamentos, principalmente os nacionais. Até então era desconhecido para mim a grande quantidade de autores brasileiros que vem fazendo sucesso. Depois de ler inúmeras resenhas elogiando a obra, me arrisquei com Surpreendente.



Acompanhamos Pedro, um rapaz com um sério problema degenerativo de visão que sonha em ganhar o maior premio do cinema brasileiro. Nesse meio tempo, comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma video locadora na periferia onde as vezes aluga clássicos com dinheiro do seu próprio bolso para pessoas humildes e de baixa renda.




Até que o problema de visão começa a se agravar. Pedro entra em crise e resolve, junto de seus amigos, partir em uma viagem rumo a Goias em busca de respostas por parte da sua avó. E claro, aproveita para filmar, sem compromisso, certos ocorridos que aparecem pelo caminho.
Não consegui gostar do Pedro. Suas atitudes são algumas vezes arrogantes e egoístas por mais que sua motivação seja boa. Esperava mais da road trip que no fim me soou forçada e fora da realidade. Tampouco fui cativada pelos seus amigos.



Pelo menos a leitura é extremamente fluida. Maurio Gomyde escreve bem. O livro trás inúmeras referencias a cores, músicas e filmes, o que o torna uma obra bastante sensorial. Durante a leitura é fácil se pegar lembrando de cenas dos vários filmes citados. Destaque para a diagramação do livro. Ao lado de toda numeração de página há o desenho de um pequeno olho turco e vários detalhes em azul.


O blog me ensinou até agora várias coisas, e a melhor e mais importante delas foi o conhecimento do meu gosto literário. Percebo cada vez mais que livros que são bons para alguns não são bons para mim, e vice versa, e que não adianta eu insistir. Um livro surpreendente para muitos, mas não para mim.



12 comentários:

  1. Oi, Thalita.
    É chato quando nos arriscamos numa leitura e saímos frustradas, né?
    Eu fiquei de olho nesse livro quando foi lançado mas logo desisti, não sei se foi a premissa que não me cativou, enfim... acho que não vou lê-lo! Pelo menos o autor escreve bem né, quem sabe mais pra frente ele não aperfeiçoa seus enredos #oremos.

    Bjs!

    Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hel!
      Muito. Tinha grandes expectativas para esse livro por conta do Pedro ter estudado cinema, mas... Isso é, a escrita é bastante boa. Acho que arriscaria mais um livro do autor.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá, realmente o que você diz é verdade, nem sempre conseguiremos os mesmo gosto que outras pessoas!
    Já tinha visto o livro algumas vezes, mas infelizmente ele nunca me chamou atenção e nem me deixou curiosa rs!
    Beijos :*

    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letycia!
      Pois é, estou aprendendo cada vez mais isso :)
      Ele me chamou a atenção lgoo de cara pela capa rs mas blz, valeu como experiencia.
      Bjs

      Excluir
  3. Olá :)
    Apesar do livro parecer interessante, não sei se lerei, mas adorei a resenha!
    Beijos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Apesar de muitos falarem bem, já vi muitos outros falando o contrário. Muito Marketing em cima do livro, talvez? Confesso, não sei se eu iria gostar dele. Mas temos que concordar, o acabamento do livro está perfeito!

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius!
      Eu só havia visto resenhas positivas. Acho que é um bom livro para quem curte tipo A Culpa é das Estrelas (outro que também não gostei rs). Realmente, o acabamento é lindo. Fiquei encantada com o cuidado da editora.
      Bjs

      Excluir
  5. Olá Thalita,

    Gosto demais da escrita do autor, tenho todos dele e esse está na minha lista de espera de leituras, mas realmente as vezes não nos identificamos.....ótima resenha...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco!
      Quero ler algum outro livro dele. Talvez eu me identifique mais :)
      Bjs

      Excluir
  6. Oii Thalita!
    Tenho que te confessar que a minha vontade de ler esse livro é mais por causa da edição. Acho tudo nele uma graça. Mas quando o personagem não desse todo o resto parece que não vai também. Quero esse livro só porque é bonito! kk
    Bjuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lê!
      Foi por isso que também li. O livro é realmente lindo!
      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Sorteio

Arquivo

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.