segunda-feira, 16 de maio de 2016


Quem sempre visita o blog deve estar cansado de saber que eu sou mega fã de Norte e Sul, resenha AQUI, romance escrito pela Elizabeth Gaskell, autora da mesma época da queridissima Jane Austen. Portanto fiquei mega animada quando a Pedrazul Editora anunciou o lançamento de Cranford. Assisti a minissérie da BBC e gostei muito, portanto fiquei curiosa para saber mais. Tenho o livro em inglês a tempos mas a preguiça sempre falou mais alto e adiei a leitura. Mas enfim, finalmente li Cranford!



Cranford é uma cidadezinha (fictícia) inglesa, habitada em sua maioria por viúvas ou solteironas de meia idade que passam grande parte do tempo tentando mostrar mais recursos financeiros do que realmente possuem e cuidando uma das vidas das outras. Miss Matty é o foco da história narrada em primeira pessoa por uma grande amiga sua.


No começo não pude evitar pensar “Sério mesmo que estou lendo isso se já vi a minissérie?”. O livro não é ruim, longe disso!, mas seu ritmo tranquilo se estende até o fim e é basicamente sobre a vida das mulheres que rodeiam Miss Matty. Seus habitos, manias e intrigas. Basicamente, fofocas da cidade. Mas não demorei para me encantar com a simplicidade, ingenuidade e bom coração de Miss Matty e, consequentemente, com a história toda. Miss Matty é daquele tipo de pessoa que você quer abraçar apertado para nunca mais soltar.


Enquanto descobrimos mais e mais sobre a vida de Miss Matty, a autora nos apresenta também as outras personagens da história como a mexeriqueira Miss Pole, o simpático Capitão Brown, a dedicada Martha e muitos outros. E claro, faz sua critica para alguns comportamentos da época como as empregadas serem proibidas de terem namorados ou a irritante importância dada a hierarquia social.


O livro é recheado de ilustrações e possui um sumario com a divisão dos capítulos. Ainda que conte com algumas diferenças, a minissérie é bastante fiel. Aliais, ela possui uma extensão chamada Return to Cranford que conta com o nosso adorado Tom Hiddleston no elenco!

I love you too!

Cranford é uma leitura leve para quem curte clássicos e/ou livros de época. Não espere reviravoltas ou ação. Um livro tranquilo sobre uma cidade tranquila, mas que possui seus momentos de maior agitação. Gostei muito de ler mais um romances da Gaskell e com certeza lerei seus demais livros. Achei o começo meio chato, mas é só se situar e conhecer melhor os personagens para se encantar e perceber toda a amizade que permeia a cidade. E falando em encanto, um gif para animar a semana <3



12 comentários:

  1. Oi Thalita! Eu não conhecia nem a série tão pouco a obra. Foi bom saber mais a respeito, e fiquei curiosa pela série rsrs.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia!
      A série é super bacana, se não me engano, junto com o Return to Cranford, são 7 episódios. Bem tranquilo :)
      Bjs

      Excluir
  2. Oi, Thalita!
    A BBC é muito amorzinho com essas séries.
    Não sabia dessa e nem do livro, mas já estou anotando pra dar uma olhada depois.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a série mesmo sendo a louca das séries da BBC, mas faz sentido pois prefiro as mais 'épicas' como Merlin e The Musketeers, mas por questões de Tom Hiddleston posso até dar uma chance, mesmo achando a premissa um tanto banal.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana!
      Eu gosto bastante das minisséries, principalmente as sobre clássicos, então sou meio suspeita. Quero muito ver The Musketeers!
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Thalita!
    Parece este ser uma graça de livro! Gosto de romances de época e acho que irei me apaixonar por Cranford. Não assisti a minissérie, mas para quem é fã do livro, é muito bom saber que ela é fiel.
    Beijinhos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Marina!
      Ele é bem bacana. Uma leitura tranquila. A minissérie vale a pena e realmente ficou bem fiel. Gostei muito dos dois :)
      Bjs

      Excluir
  5. Oi Thalita,
    Pois então, tbm li Norte e Sul e não curti tanto assim. Não consegui simpatizar com a protagonista.
    Então, como meu trauma foi grande, acho que não tenho coragem de encarar outro livro da autora. Ainda mais considerando que Cranford tem um ritmo mais lento e a trama centrada nas fofocas da cidade.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alê!
      Lembro de ter lido a sua resenha. Realmente Cranford é um pouco mais "devagar".
      Bjs

      Excluir
  6. Eu adoro livros que se passam em cidades pequenas, as intrigas, os personagens pitorescos. Esse parece ser uma boa leitura.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo!
      Se você curte esse tipo de história com certeza vai gostar :) ele é bem assim hehe
      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

Arquivo

Sorteio

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.