segunda-feira, 9 de maio de 2016



Mais uma resenha de um livro que ganhei de aniversário! Obrigada De, adorei :D Com a trama iniciada em Queda de Gigantes, o segundo volume da trilogia O Século dá continuidade aos ocorridos com as cinco famílias da história: americana, alemã, russa, inglesa e galesa. Os personagens anteriores tem bastante participação, mas o foco aqui são os seus descendentes e o desenrolar de suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.


E Inverno do Mundo tem personagens para todos os gostos. Alguns que você gosta logo de cara, outros que começam meio duvidosos mas se desenvolvem bem e você passa a gostar, e claro, aqueles que você odeia desde o começo e continua odiando até o fim. Ainda que vários tenham me encantado, minha favorita sem sombra de dúvida é a corajosa Carla.


E o mais legal do livro é que ele não se inicia quando a guerra explode. Inverno do Mundo é uma excelente aula de história e discorre sobre a Segunda Guerra desde as especulações sobre o conflito até bem depois dele. Follet mescla com maestria personagens fictícios com reais. E seus personagens são tão bem caracterizados e humanos que você pensa que são reais também. Lembrando aqui que o foco são eles, portanto não aguarde grandes detalhes sobre as partes do conflito em que as cinco famílias não se encontram diretamente ligadas. Mas quando alguém da família tem ligação… Espere se chocar, revoltar e emocionar em várias passagens.


Me senti bastante perdida no começo do livro. Faz muito tempo que li o Queda de Gigantes e iniciei Inverno do Mundo tentando a todo custo lembrar quem era quem. Bom que, sutilmente, o autor dá uma ajudinha e relembra alguns personagens e fatos e não demorou para que eu me situasse. As partes politicas podem ser maçantes para pessoas que, como eu, não gostam de politica. Mas a curiosidade para saber sobre o desfecho dos personagens é maior que tudo e o livro pode ser devorado com avidez.


Gostei muito do livro e não vejo a hora de por as mãos no Eternidade Por Um Fio, livro que fecha a trilogia. Inverno no Mundo já deixa alguns belos ganchos para a continuação :)

Era estranho ver, naquela paisagem urbana bombardeada, as esplendorosas macieiras e cerejeiras cheias de botões brancos e cor-de-rosa, e ouvir, nos instantes de silêncio entre duas explosões, os pássaros cantarem com a mesma alegria de qualquer primavera.


2 comentários:

  1. Oi Thalita!

    Gosto bastante de livros com essa temática de Segunda Guerra. Nunca li nada de Ken Follet, mas vejo muitas pessoas elogiarem justamente o que vc falou, o fato de misturar realidade com ficção de uma maneira que prende o leitor. Parabéns pela resenha, simples e direta ao ponto!

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura
    http://www.saletadeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian!
      Muito obrigada pelos elogios. Eu adoro o Ken Follet então sou suspeita para falar. Leia sim algo dele, se você curte essa temática com certeza vai adorar :)
      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Arquivo

Sorteio

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.