quinta-feira, 12 de maio de 2016


Após uma tragédia e com a vida totalmente sem rumo, Florian Links resolve visitar o amigo de infância Felipe que se tornou monge em uma pequena ilha chamada Sant’Anna Afuera. Ainda que nunca tenha sido uma pessoa religiosa, a intenção de Florian é passar algum tempo no mosteiro para ver se sua vocação desperta.



Ali encontra o pomposo professor Philippe Rousseau, que estuda e traduz o antigo diário do corsário holandês Oliver van Noort na tentativa de descobrir sobre o tesouro do navio Mauritius. Não demora para Florian se encantar com Cecilia, médica habitante da ilha, e quando se dão conta, os três estão envolvidos na caça ao tesouro.

A narrativa em primeira pessoa de Florian é intercalada com a do capitão. Vamos descobrindo sobre o tesouro no mesmo ritmo em que os personagens, conforme Rousseau revela novas páginas do diário. E não só sobre o tesouro. A vida dos personagens também é revelada aos poucos.


Só passei a efetivamente me interessar pela história quase na página 100. Florian não é um narrador dos mais animados e por mais que eu tenha tentado entender seus atos terminei o livro sem concluir se gostei ou não dele. É um personagem realista, um ser humano comum com suas indecisões, dúvidas, egoísmo, erros e acertos. Por outro lado ADOREI o capitão Oliver van Noort, personificado como uma criatura bem mais aventuresca. Toda a arrogância e prepotência de Rousseau é ao mesmo tempo irritante e charmosa e seus entraves com Florian e os demais personagens, todos bem construidos, são divertidos.


Recebi o livro da Editora Record e logo de cara fiquei animada para ler pois adoro esse tipo de história, quanto mais recheada de navios e piratas (ainda que van Noort seja um corsário, uma espécie de pirata com permissão para saquear)! Os Invernos da Ilha é o livro de estreia do Rodrigo Duarte Garcia. Sua narrativa é rica e, por mais que em algumas momentos eu tenha achado o livro um pouco maçante, constrói um belo mistério e faz o leitor querer descobrir mais e avançar na leitura. Incomodou o excessivo uso de expressões em língua estrangeira que, para mim, quebravam o ritmo de leitura. Um ponto no final soou fácil demais, mas fez sentido na história. Gostei da leitura e de participar dessa aventura de caça ao tesouro!



É sempre embaraçoso - mas também um pouco triste - o estalo de lembrar que o mundo não para apenas porque não fazemos mais parte dele.


6 comentários:

  1. Oi Thalita!!! Não consegui me decidir se quero ou não ler rsrsrs. Adorei a premissa da história, você me deixou com água na boca ao contar que se trata de uma busca "ao tesouro". Que leitor não se empolgaria? Mas qdo falou sobre as características do personagem, me deu um banho de água fria. Tenho a impressão que se trata de uma narrativa maçante :/
    Beeijos (amei as fotos)
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia!
      Ele tem alguns momentos maçantes sim, mas de modo geral gostei. A parte do tesouro em si é muito bacana.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Thalita!
    Puxa, nunca li nenhum livro com piratas, acredita? Gostei da premissa deste livro, mas não tenho muita paciência para personagens chatos kkk
    Mas ele me parece um livro bem original! Pelo menos em relação aos acontecimentos, a busca por um tesouro, viagens marítimas, ilhas... Quem sabe eu dê uma chance... haha
    Beijo
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina!
      É o Florian dá uma estragada na história :/ Mas ainda assim vale a leitura.
      Bjs

      Excluir
  3. Também recebi esse livro da editora. Ainda não o li mas pretendo faze-lo em breve. Ademais, não gostei da capa. Todas as tentativas de tirar uma foto decente dele foram em vão, essa capa não é muito fotogênica ueheuheuehuehe Mas gostei das fotos que você tirou, principalmente a com o barco dentro da garrafa, fez eu me lembrar de um que eu tinha quando era ainda muito pequeno...

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius!
      Sério? Eu até curti. Gosto de capas simples assim :) Vou ficar de olho na sua resenha, estou curiosa.
      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

Arquivo

Sorteio

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.