quinta-feira, 28 de julho de 2016


Cara de Um, Focinho do Outro me chamou a atenção logo de cara. Eu a-d-o-r-o cachorros e antes mesmo de termos parceria com a Butterfly Editora eu queria lê-lo. O livro discorre sobre os animais na nossa vida. Entre alguns assuntos, os principais seriam a humanização dos pets e os problemas que isso acarreta, como resolver entre adorar/comprar um cão ou gato, o amor dos animais e principalmente os campos morfogenéticos.



Pensei muito sobre os campos morfogenéticos e, ainda que eu não saiba se concordo plenamente com ele, posso dizer que se trata de uma teoria bastante interessante. Os campos mórficos explicariam alguns comportamentos animais, como o fato do seu cão ou gato te esperar todo dia na porta de casa por mais que você não tenha uma rotina fixa ou certos animais desenvolverem doenças iguais ou parecidas com as de seus tutores humanos. Os campos são responsáveis por transmitir informações entre um mesmo grupo social, o que inclui humanos e seus pets já que uma vez unidos fazem parte da mesma sociedade.


Tirando a teoria dos campos morfogenéticos, achei o livro carente de informação. Por mais que eu tenha tentado evitar foi impossível não comparar com outros livros do tipo como o Adestramento Inteligente do Alexandre Rossi e Os Cães Sonham? de Stanley Coren (resenha aqui). Algumas informações parecem não pertencer a certos capítulos e alguns assuntos são repetidos.


A narrativa é bastante fluida e as letras grandes aliadas a inúmeras fotos lindas fazem o livro ser lido rapidamente. A diagramação da Butterfly Editora ficou super fofa. Além das imagens, a edição conta com um sumario e todo inicio de capitulo possui detalhes de arabescos e um ossinho no número da página. Existe um errinho na página 26, onde uma imagem fica sobreposta ao texto, mas dá para entender.





Acredito que o livro será de grande valia para donos ou curiosos de primeira viagem. Eu esperava mais profundidade em vários assuntos então por conta disso me decepcionei. Mas gostei de conhecer os campos morfogenéticos e a forma como o autor aplicou a teoria ao convívio entre humanos e animais. Um assunto para ser ainda mais estudado e discutido.



2 comentários:

  1. Oi, Thalita!

    Eu vi a minha amiga Tainan lendo esse livro e achei as fotos tão fofinhas! Eu amo gatos e cachorros, mas se for um livro que não tenha muito embasamento, comigo não rola. Enfim, bela resenha, como sempre sincera e sucinta.

    Beijinhos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hel!
      As fotos são lindas demais <3
      Tirando a teoria dos campos nada foi novo para mim, por conta disso não curti tanto :(
      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Sorteio

Arquivo

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.