segunda-feira, 4 de julho de 2016


Quando encontrei esse exemplar em uma pilha de livros a R$5,00, jamais pensei que me apaixonaria tanto por ele. Sabe aqueles livros que quando terminados deixam o coração meio pesado, a cabeça pensativa e até mesmo a garganta embargada durante alguns dias? O Palácio de Inverno, de John Boyne, é um desses.

Geórgui Jachmenev é um simplório camponês cuja vida dá uma reviravolta no momento em que, sem querer, salva a vida do irmão do czar russo e é solicitado na corte para se transformar no guarda-costas oficial de Alexei, filho de Nicolau II. Geórgui Jachmenev é também um senhor de idade avançada que mora na Inglaterra, bibliotecário aposentado, aflito com a doença avançada da esposa Zoia.



Alternando capítulos entre presente e passado, o leitor conhece a vida inteira de Geógui e sua família. John Boyne mistura personagens fictícios e famosas figuras histórias com maestria. Mesmo sabendo das mazelas cometidas pelo czar, é impossível não se cativar por Nicolau e sua prole, principalmente Anastacia, ficando a cargo de Alexandra, a czarina, toda a falta de simpatia. Rasputin, Winston Churchill e outras figuras importantes também dão o ar da sua graça.



John Boyne mais uma vez nos envolve em fatos históricos através um romance comovente. A narrativa é rica, mas não é complicada. Bastante descritivo, mas sem ser cansativo, a leitura é extremamente agradável. Dá quase para sentir o ar frio de São Petersburgo durante a leitura.


12 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Um livro do John (Rei) Boyne por R$ 5,00? OMG, quero! Se bem que sendo um livro dele, eu até quebro meu cofrinho para pagar se preciso, hahaha. Enfim, adorei a resenha e quero muito ler o livro, assim como todos os outros do Boyne.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa!
      Sim custou só 5 reais huahua o pior é que na época eu nem conhecia direito o autor, comprei só por que estava barato. Ai me apaixonei.
      Bjs

      Excluir
  2. Oláá! Não conhecia a obra e nem seu autor. Gostei da sua resenha, contudo a premissa não me agradou, acho que pelo tempo em que se passa e o tema em geral em que se passa a narrativa. Lindo blog!!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa!
      Ahhh que pena. Mas o autor é bem legal, as vezes um outro livro dele te agrada :)
      Bjs

      Excluir
  3. Thalita, que legal quando se encontra um livro barato e, de quebra, que nos agrada, não é?
    Pelo seu comentário parece ser um livro muito bom, reflexivo e que trata de temas tristes, tipo um drama, é isso? Porque se for eu adoro um drama existencial, rsrs.

    Beijinhos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hel!
      Ele é bem assim mesmo! Sim é um drama, eu adooooro então curti muito huahua se você também curte provavelmente iria gostar.
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Thalita!
    Acredita que já estive com este livro em mãos, mas por algum motivo comecei e não acabei? Acho que, na época, não estava em sintonia - ou vontade mesmo rs - para lê-lo, mas agora fiquei curiosa para saber o que acontece. Talvez pegue emprestado de novo para dar mais uma chance!
    Beijo

    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina!
      Sério? Uma tia minha começou e não curtiu, parou no meio. Talvez seja por conta das idas e vindas do começo da historia. Eu curto muito esse estilo. Espero que você leia novamente e goste :)
      Bjs

      Excluir
  5. Oi, Thalita!
    Eu sei a alegria que é comprar um livro por 5 reais hahahahha
    Eu não sei se leria porque ele não faz muito meu estilo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      ADOOORO! Ando resistindo mas comprar livro barato é tudo de bom hehe
      Bjs

      Excluir
  6. Oi Thalita! Que fostos lindas!! Já vi muitos comentários positivos mesmos sobre o livro, gosto de uma boa narrativa rica em detalhes e que não cansa!! Quero poder ler em breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele!
      Obrigada ^^
      Eu gosto muito do autor e ele costuma ser exatamente assim, rico em detalhes mas de forma fluida.
      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Arquivo

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.