terça-feira, 6 de setembro de 2016

A Bienal do Livro é um dos eventos mais aguardados por mim, são 2 longoooos anos de espera e ansiedade, para finalmente se deliciar entre estandes e estantes recheadas de livros e novidades. Para você que não foi à Bienal de São Paulo, não se desespere! Vamos mostrar e contar um pouquinho do tsunami literário que inundou a Terra da Garoa por 10 dias!




As amigas Jack e Aline do @casinhadebrinquedo no domingo dia 04/09 e eu, Thalita, Livia e Adriana do @adribrutal na terça dia 30/08, dia do cosplay :)


Eu sou super suspeita para falar, participo há muitos anos da Bienal, o primeiro registro é de 2008, onde consegui meu autógrafo do Maurício de Sousa. Eu não me lembro, mas pode ter que tenha sido ~ou não~ minha primeira vez nesse lugar llliiinndooo!



A Bienal de 2016 escolheu como tema Histórias em Todos os Sentidos e eles tentaram trabalhar com isso durante todo o evento, trazendo músicas, apresentações, encontros gastronômico-literários e muito bate-papo!


Os estandes estavam muitos bonitos, mas em comparação aos outros anos, achei alguns menores e não tão elaborados, uma das nossas editoras queridinhas e que arrasou na Bienal do Rio, o Grupo Editoral Novo Conceito, não estava lá #Chatiadíssima!! O estande da Rocco foi um dos mais interativos, todo temático Harry Potter, nós aproveitamos o cenário e tiramos fotos com nossos cosplays de alunas de Hogwarts e a foto ficou incrível! ♥







Nossas Editoras Parceiras: a Butterfly e a Évora marcaram presença! Vimos algumas novidades da Butterfly e tiramos fotos com a autora do livro recém-lançado “Dois Mundos”, Simone O. Marques! E a Évora nos deu alguns marcadores para sorteamos!! Logo logo traremos resenhas e mais novidades para vocês!




O evento é belíssimo, cheio de livros e amantes da leitura para tudo que é lado! É uma ótima oportunidade para conhecer alguns autores nacionais e internacionais. Esse ano, com a febre dos livros de youtubers, alguns até foram lá conversar e conhecer seus fãs! Destacamos também os espaços: Cozinhando com Palavras (mistura de gastronomia + literatura + mini-oficinas), Salão de Ideias (bate papo com escritores, jornalistas, artistas de diversos seguimentos), Arena Cultural (espaço reservado para integração fã e escritores), o Espaço Infantil (temático da Turma da Mônica, para diversão da molecadinha \o/) e o Espaço da EMS em homenagem ao Museu da Língua Portuguesa, eles trouxeram a exposição “Menas. O errado do certo, o certo do errado”! Tava lindão! ♥


Eu conheci muitos autores nacionais graças a Bienal, inclusive a Renata Ventura, de A Arma Escarlate, e o Luiz Henrique Batista, de Os Doze Guardiões de Luz. Esse ano conheci a Simone e revi a Rê foférrima!! Além de conversar com os staffs dos estandes que foram muito gentis, fizeram indicações e contavam um pouco do universo editoral.


A experiência mais fantástica desse ano foi nosso cosplay de alunas de Hogwarts, na terça (30/ago), os cosplayers entravam de graça então resolvemos representar nossas casas na Bienal e foi incrível mesmo! Como durante a semana o evento é aberto para excursão das escolas tiramos fotos com muuuiiitas crianças! Algumas delas nos perguntavam pelo Harry e até pediram autógrafos foooffffassss, nos derretemos de alegria com os pequenos! Como a Tha disse no Facebook, espero que tenhamos contribuído de alguma forma para alimentar essa paixão pela leitura e que tenha sido inesquecível para vocês, porque foi para a gente! ♥



Mas nem tudo são livros ops… flores… Acredito que uma das minhas principais críticas ao evento, com certeza, é sobre a falta de promoções. A Bienal tem tudo para incentivar a leitura do brasileiro, pois você fica tão próximo à indústria literária que não tem como sair de lá sem querer comprar uma dúzia de livros! Porém os livros se mantiveram a preço de capa com cerca de 20% de desconto. Salvo raras exceções e um pouco de garimpo, eram preços praticados em livrarias físicas e valia a pena pesquisar antes de comprar, pois de um estande para o outro poderia haver diferença de 50% (ou mais). Infelizmente essa questão dos preços não mudou desde minha primeira experiência! E não havia muitos brindes, os marcadores mais cobiçados acabaram no primeiro fim de semana, algumas editoras deram pôsteres e/ou sacolinhas especiais para quem comprava em seus estandes, mas só =/! Nós demos muuuuiitta sorte e ganhamos a sacolinha do Skoob e como estavam com um estande conjunto com o Submarino, acabamos saindo lá na Page do Sub! Foi incrível!



A Bienal é um ótimo espaço para conhecer novos livros, ver aquele autor nacional ou internacional que a tanto você queria conhecer, participar de palestras e debates, fazer novas amizades e mergulhar nesse universo de livros! São 10 dias de atrações e atividades para todos os gostos e apesar do preço dos livros não serem tããão convidativos, com certeza, é um evento que todo amante de literatura deve ir e se deliciar!

#FaltaMuitoBienal2018?


6 comentários:

  1. Ai, meninas, vocês arrasam. Achei o máximo vocês terem aparecido no Submarino e adoro esse cosplay de vocês <3
    Quem sabe em 2018 eu já tô ryca #sqn e vou na Bienal pra encontrar vocês. Sou louca pra ir, nunca fui, moro aqui no Sul do Sul, aí fica difícil, né. Hahaha
    É realmente uma pena que os preços não sejam convidativos, ainda mais em tempos de crise, poderiam ter investido em promoções, poxa. Mas se eu fosse seria mais para conhecer gente nova mesmo, enfim... Adorei o post.

    Bjs da Hel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helll, veeemmm a gente te acolheee e te leva pra conhecer Sampa! *-*
      Nós tbm piramos muiiittoooo! Foi uma linda surpresa!!

      Siim, é uma pena esse lance das promos, tomara que eles reformulem essa parte do evento, ia ser incrível!! Conhecer a galera é o máximo! Vc ia amar! ^^

      Bjs e obrigada pela visita, como sempre! <3

      Excluir
  2. Oi amores! Como é bom ver vocês tão felizes e aproveitando muito a bienal. Adorei as fotos, uma pena não ter conseguido ir, se não iria estar ai entre vocês.
    Estou visitando outros blogs que trouxeram fotos e fatos do evento, e a crítica foi a mesma.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Bia!!

      Ahh teria sido incrível, mas podemos marcar um café ou um encontro com blogs, ia ser lindo!! <3

      Ah é uma pena né? Galera não sabe aproveitar a oportunidade para deixar os livros com preços acessíveis! Vamos aguardar os próximos!!

      Obrigada pela visita!! :3

      Excluir
  3. Respostas
    1. Luhh!

      O estande da Rocco era o mais lindooooo, com toda a certeza!! Quero de novooo! rsrs

      Brigada pela visita, flor! Bjs :*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Arquivo

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.