segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Certo dia estava pensando sobre o processo de “criação de um leitor”. O que faz (ou como fazer) alguém se desligar por horas e horas diante de um livro? Se apaixonar pelas histórias e vidas de pessoas ficcionais? Se entregar às viagens de outro? A partir daí comecei  a refletir sobre mim mesma, por quê eu leio?

E para minha paixão pela leitura: a cor vermelha ♥

Cheguei a conclusão que posso listar várias razões: a mamis contadora de histórias, aquela professora da primeira série que elogiou um textinho que criei, ao meu gosto pelo estudo, à Disney xD, a minha imaginação fértil que trabalha a 220v no mínimo percorre torres de alta tensão e pensa em várias coisas - e em nenhuma, ao mesmo tempo. Talvez isso tudo se resuma a uma coisa: curiosidade.

Me tornei leitora pela curiosidade de saber o que tem dentro daquelas caixinhas cheinhas de letras e recheadas de palavras. Pela curiosidade por aquela história que envolvia tantas páginas. Para saber, e quem sabe adivinhar, o que uma pessoa imaginou e descobrir a razão da criatividade alheia para criar tantos lugares e personagens fantásticos.

Eu leio porque me transporto para um mundo novo - ou não tão novo, conheço lugares que atiçam meu desejo de viajar e aumenta minha lista de destinos a explorar. Para mim, a leitura ratifica um dos clichês mais verdadeiros de todos o de “viajar sem sair do lugar”. 

Leio não para fugir da realidade e me isolar num mundo em que só alguns entrarão, leio justamente para agregar, dividir, tentar sanar minhas dúvidas e questionamentos inesgotáveis! Para tornar aquilo que li acessível aos outros, contar… Aí é culpa da mamis! Mas essa é uma história para uma próxima Crônica.

Leio para me encontrar, me identificar nas palavras de outros. Me encantar e preencher meu mundo com outras cores com toques de fantasia, suspense, terror, romance, ficção, autoajuda, cultura! Porque é assim que minha leitura funciona, matando as minhas curiosidades e atiçando a dos outros! ♥ 

É por isso que eu leio. E você? O que te faz leitor?

Ler é sonhar pelas mãos de outrem. ~ Fernando Pessoa 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Arquivo

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.