quarta-feira, 7 de dezembro de 2016


Como vocês sabem, gosto muito de relatos sobre guerras  e confesso que quando comecei a leitura de A Vida em Tons de Cinza não estava botando muita fé. Pensei que seria apenas mais um livro sobre guerra na minha estante, que pouco acrescentaria e pouco me tocaria. Como me enganei.

Fui apresentada a Lina, uma talentosa jovem lituana de 15 anos cujo maior sonho é estudar artes em uma influente escola europeia. Até que tudo muda quando na noite de 14 de junho de 1941, aos gritos de DAVAI! (depressa em russo) ela, seu irmão mais novo e sua mãe tem a casa invadida e são escoltados a força até um caminhão, e posteriormente a um trem de carga, para uma longa e penosa viagem até a Rússia. Até que ela tem a ideia de por meio de seus desenhos encontrar seu pai e, quem sabe, salvar toda a família.


Os personagens são fictícios mas as situações foram reais. Após passar semanas viajando em um trem para animais de carga, as pessoas chegavam na Sibéria e eram obrigadas a trabalhar 12 horas por dia recebendo uma ração ínfima como alimento. Um minimo olhar podia desencadear a fúria dos guardas russos. Em meio ao clima inóspito, a parca alimentação e ao tratamento desumano, os antigos cidadãos da região do Báltico ou pereciam ou lutavam diariamente para sobreviver. 


A história me tocou muito. Doeu imaginar todas aquelas pessoas sendo retiradas de seu lar e de suas vidas normais apenas por questões políticas. Serem levadas para longe e sendo subjugadas por criaturas da mesma espécie sem a menor compaixão. 

O livro intercala o presente com alguns fatos passado da vida de Lina e aos poucos vamos descobrindo várias coisas sobre sua vida. Outros personagens também merecem destaque. Sua mãe se mostra uma lider nata, sempre tentando ver o melhor da situação e dando esperanças a si mesma e a todos ao seu redor. Seu irmão é um fofo. Alguns nem ao menos tem nome, sendo definidos como “o homem careca”, “o homem do relógio” ou “o repetidor”, mas nem por isso são menos memoráveis.


Por mais que as vezes a leitura seja emocionalmente difícil, a escrita de Ruta Sepetys é fluida e cativante. Você se importa com os personagens, torce por eles e quer muito chegar ao final para saber como, ou se, saíram daquela situação. A trama estará nas telonas com o título de Ashes In The Snow (em tradução livre, Cinzas na Neve), por enquanto sem data de lançamento. 


Gostei muito e considero uma leitura super recomendada para quem gosta de livros históricos. Um pedacinho da Segunda Guerra Mundial muitas vezes esquecido, mas não menos importante. 

Nota 5/5 ★

6 comentários:

  1. Oi Thalita,

    Essa resenha me lembrou muito o enredo de 'A menina que roubava livros'. Acabo deixando para ultimo caso ler livros de guerra e tal. Minha lista não termina nunca. Mas esses livros mexem com a gente né?
    Sinto que fazem brotar algo que nos fazem valorizar o que temos, a liberdade de ir e vir, coisas que em alguns lugares ainda hoje não existem, são sonhos...

    Amei a resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina!
      Eu gosto muito desse tipo de relato, de saber o que realmente aconteceu nesse tipo de situação. Esse mexeu muito comigo e concordo, faz a gente valorizar o que temos agora :)
      Bjs

      Excluir
  2. Comprei esse livro em torno de dois meses atrás e ainda não li. A premissa é ótima e sua leitura me deixou com vontade em ler logo. É bom saber que é uma leitura fluída (confesso que tinha medo de não ser por conta do tema abordado).

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ele é sim, li rapidinho. Espero que você também goste :)
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Thaila, tudo bem?

    lendo a resenha percebi que ao contrário de vc tenho poucos livros de guerra na minha estante! Gostei da história, realmente parece ser difícil emocionalmente, daquela pra gente digerir aos poucos. Adorei as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi!
      Sim, ele é bem assim. Espero que goste caso venha a ler e agradeço os elogios ^^
      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

Arquivo

Sorteio

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.