segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Já achava a mitologia nórdica interessante e depois dos filmes do Thor da Marvel me interessei ainda mais. Imagine meu surto quando a Record anunciou O Evangelho de Loki! Um livro todo dedicado ao deus da zoeira? Quero! Como o próprio título sugere, temos a história da mitologia nórdica contada por ele, Loki, o grande deus trapaceiro! Aqui Loki é um demônio incendiário que aparece para Odin, e esse, encantado, resolve admiti-lo no panteão de deuses nórdicos de Asgard pois precisa de um pouquinho de caos em seu reino.



Narrado pelo próprio, aos pouquinhos vamos vendo como Loki conquistou o seu lugar e, mesmo que por meio de travessuras e trapaças, ajudou os demais deuses de Asgard a crescer e se desenvolver. Lembrando que tudo é feito do ponto de vista de Loki, então temos aqui um deus de certa forma mais humanizado. É fácil se condescer e notar os motivos que levaram Loki a participar do Ragnarök. E seu ponto de vista é bastante divertido e muitas vezes sarcástico. A forma como o deus trapaceiro se livra de suas enrascadas e descreve os demais deuses muitas vezes é hilária.


Confesso que comecei o livro com desconfiança e estranhei a narração do Loki. Não sou muito fã do tipo de narração onde o personagem fala diretamente com o leitor e Loki faz isso o tempo todo. Mas não demorou para me envolver e gostar de ler sobre a mitologia nórdica de outro ponto de vista. Temos aqui a história do cavalo de 8 patas Sleipnir, seus filhos monstruosos Jormungand, Fenrir e Hel e suas brincadeiras com os deuses como a encrenca com as maçãs de Iduna ou o desaparecimento do Martelo de Thor, que é sem sombra de dúvida uma das melhores passagens do livro.


O texto é fluido e a história rende muito bem. A capa é muito bonita e o interior é repleto de detalhes a cada início de capítulo. O Evangelho de Loki é uma excelente pedida para quem gosta de um personagem sagaz e curte mitologia.

Nota 4,5/5 ★


Você não traz O Incêndio para dentro de sua casa e espera que ele fique na lareira.


2 comentários:

  1. Oi, Thalita!
    Achei essa capa linda mesmo. Não sei se leria por agora, mas ultimamente ando bem interessada em mitologia nórdica.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza!
      Provavelmente você iria gostar :)
      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

Arquivo

Sorteio

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.