quarta-feira, 7 de junho de 2017

Leningrado está cercada e passa fome durante a Segunda Guerra Mundial. Lev não hesita em procurar por um paraquedista morto durante o toque de recolher, em busca de qualquer coisa que possa ser útil. Até que ele é capturado e enviado para a prisão, onde conhece Kolya, um desertor tagarela e amigável.

Acreditando que serão mortos assim que o dia raiar, se surpreendem quando o coronel lhes pede o inalcançável: 12 ovos para o bolo de casamento da filha. Em troca, a liberdade. Sem maiores alternativas, ambos saem em busca dos tais ovos em uma cidade onde até ratos e pombos foram devorados.



O livro de cara me chamou atenção pelo nome do autor. David Benioff é um dos produtores de Game of Thrones. Comecei sem maiores pretensões e não pensei que gostaria tanto do livro. Descrito em primeira pessoa por Lev, é possível visualizar tudo o que está acontecendo, e mais de uma vez me vi desejando ver essa história sendo bem adaptada no cinema.


Grande destaque aos personagens, principalmente Kolya. Enquanto Lev é do tipo mais introvertido, Kolya é simpatia pura graças a sua língua afiada e charme pessoal capaz de conquistar a todos. Quando me dei conta também estava um pouquinho apaixonada por ele. E por mais que Lev seja mais na dele, ele também foi tão bem desenvolvido que é impossível desgostar. Você torce para a dupla em pé de igualdade.


Adorei o tom do livro. Ele é ao mesmo tempo engraçado e triste, absurdo e realista. Durante sua jornada, os rapazes se deparam com canibais e assassinos, mas também com amigos e desconhecidos gentis. Os diálogos são ágeis e muitas vezes divertidos. Kolya as vezes é bastante vulgar, o que pode desagradar os mais sensíveis a expressões chulas.


Em meio a uma paisagem e perspectiva tão desoladora, Benioff criou uma encantadora história de amizade e amor. Me surpreendi, ri e chorei com Cidade de Ladrões. Um dos melhores livros sobre a guerra que já tive a oportunidade de ler!

Nota 5/5 ★


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Arquivo

Sorteio

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.