Cidade de Ladrões - David Benioff


Leningrado está cercada e passa fome durante a Segunda Guerra Mundial. Lev não hesita em procurar por um paraquedista morto durante o toque de recolher, em busca de qualquer coisa que possa ser útil. Até que ele é capturado e enviado para a prisão, onde conhece Kolya, um desertor tagarela e amigável.

Acreditando que serão mortos assim que o dia raiar, se surpreendem quando o coronel lhes pede o inalcançável: 12 ovos para o bolo de casamento da filha. Em troca, a liberdade. Sem maiores alternativas, ambos saem em busca dos tais ovos em uma cidade onde até ratos e pombos foram devorados.



O livro de cara me chamou atenção pelo nome do autor. David Benioff é um dos produtores de Game of Thrones. Comecei sem maiores pretensões e não pensei que gostaria tanto do livro. Descrito em primeira pessoa por Lev, é possível visualizar tudo o que está acontecendo, e mais de uma vez me vi desejando ver essa história sendo bem adaptada no cinema.


Grande destaque aos personagens, principalmente Kolya. Enquanto Lev é do tipo mais introvertido, Kolya é simpatia pura graças a sua língua afiada e charme pessoal capaz de conquistar a todos. Quando me dei conta também estava um pouquinho apaixonada por ele. E por mais que Lev seja mais na dele, ele também foi tão bem desenvolvido que é impossível desgostar. Você torce para a dupla em pé de igualdade.


Adorei o tom do livro. Ele é ao mesmo tempo engraçado e triste, absurdo e realista. Durante sua jornada, os rapazes se deparam com canibais e assassinos, mas também com amigos e desconhecidos gentis. Os diálogos são ágeis e muitas vezes divertidos. Kolya as vezes é bastante vulgar, o que pode desagradar os mais sensíveis a expressões chulas.


Em meio a uma paisagem e perspectiva tão desoladora, Benioff criou uma encantadora história de amizade e amor. Me surpreendi, ri e chorei com Cidade de Ladrões. Um dos melhores livros sobre a guerra que já tive a oportunidade de ler!

Nota 5/5 ★


4 comentários:

  1. Oi, Thalita!
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas leria só por causa desse título e a capa. Gostei demais!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza!
      Esse livro foi uma grata surpresa :)
      Bjs

      Excluir
  2. Eu amei esse livro, tem uma leitura que te faz querer mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita :)
      Sim, eu fiquei encantada. Gostaria de ler mais obras do autor.
      Bjs

      Excluir

Tecnologia do Blogger.