quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Não sou muito de ler biografias, mas algumas despertam o interesse e se tornam quase que obrigatórias quando tratam de nossos autores favoritos. É o que aconteceu com a do Tolkien, que além de tudo me foi presenteada pela Livs no amigo secreto no fim de 2016. Obrigada amiga!

No comecinho temos o autor da biografia nos contando sobre sua admiração por Tolkien. Curti o fato do livro ter sido escrito por alguém que gosta de sua obra e admira o seu trabalho. Apesar disso, ao longo da leitura não percebi momentos favoravelmente  tendenciosos. O autor apresenta os fatos e pronto.



E vamos então para a vida de Tolkien em si. O pequeno Tolkien e seu irmão passaram parte da infância na África do Sul, quando sua mãe resolve retornar para a Inglaterra enquanto o pai permanece na África trabalhando e enviando dinheiro para a esposa. Tolkien se mudou muito na infância e é marcante perceber como uma residencia em especial, totalmente próxima da natureza, moldou sua paixão pelo verde e refletiu em suas obras e em sua vida.


Outros fatos são admiráveis, como a paixão pela religião de sua mãe, a católica, e o respeito que ele teve para com um padre que os ajudou muito. Seu amor por sua esposa Edith e por seus filhos. O carinho pela profissão e principalmente, pelo universo que ele próprio criou, moldado por anos e anos de trabalho que ainda assim deixou obras jamais acabados de tão perfeccionista que o homem foi.


Por outro lado, Tolkien também foi um homem obsessivo com sua obra, principalmente com O Silmarillion. Era amargo nas críticas de obras alheias. Não gostava dos livros de C S Lewis, seu amigo e autor de As Crônicas de Nárnia, e não tinha vergonha de admitir isso. Sua relação com a esposa parecia ao mesmo tempo amorosa e distante.

Muito mais pode ser encontrado no livro que de forma fluida nos conta a história do Professor. Foi incrível saber sobre os livros que inspiraram O Senhor dos Anéis e como a vida pessoal de Tolkien influenciou suas histórias. O autor as vezes supõe alguns fatos, o que me incomoda um pouco pois fico pensando “Será que foi mesmo assim?”, mas é o tipo de coisa que ou aceitamos ou não aceitamos.


A edição da Darkside mais uma vez arrasa. Capa dura, livro parecendo antigo como se retirado de um velho baú, com direito a um mapa/poster da Terra Média. Lindo! Tolkien pode ter tido seus defeitos, mas saber tudo o que ele passou e a forma como criou seu universo é fantástica e com certeza admirável.

Nota 4,5/5 ★


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Sorteio

Arquivo

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.