Your Name (Kimi no Na Wa)


Mitsuha é uma jovem estudante que vive no pacato vilarejo chamado Itomori. Não parece ser muito feliz ali, onde carrega o fardo de ser filha do prefeito, é impopular na escola e possui pouquíssimas opções de lazer para se divertir com os amigos.

Até que Mitsuha acorda meio perdida, como se não lembrasse do sonhos que teve durante a noite. Quando encontra os amigos, estes lhe perguntam se ela foi exorcizada, pois no dia anterior havia ido para a escola agindo de forma totalmente diferente do habitual. Não demora para perceber que quando dorme ela troca de vida com Taki, um rapaz aspirante a arquiteto que vive na agitada Tokyo.



Taki também percebe, e após várias confusões ambos passam a deixar mensagens um para o outro explicando o que devem ou não fazer enquanto trocados. A troca acontece algumas vezes na semana e ambos se divertem e se estressam um com o outro. Até que o fenômeno cessa e Taki resolve ir até Itomori conhecer Mitsuha pessoalmente.


Até uns 20 minutos de filme eu estava achando tudo bem bacana, mas nada assim tão extraordinário. Assim que a coisa começou a ficar mais dramática comecei a realmente me envolver na história e perceber que estava diante de uma das melhores animações que tive a oportunidade de assistir. Your Name é lindo em todos os sentidos. Visualmente, com sua fotografia belíssima e traço super detalhado e realista. Sonoramente, com sua trilha que encaixa certinho em cada momento. Dramaticamente com seus personagens cativantes e história extremamente bem escrita.


Adorei que a animação não fica explicando como eles trocam de corpo. Eles trocam e pronto, sem teorias bizarras ou explanações forçadas, deixando o desenvolvimento bem natural e fluido. Também há aspectos bastante interessantes sobre a cultura japonesa. Gostei principalmente do conceito de musubi que fala sobre união.


Your Name começa bem divertido e talvez até com ares de comédia romântica, mas leve o seu lencinho ao cinema. O aumento da intensidade foi palpável na sala de exibição, onde muitos estavam agitados mesmo o filme já tendo começado (sério, quer conversar fique na praça de alimentação, que coisa mais chata!) e aos poucos foram silenciando quase que completamente. Eu e a Jack saímos com lágrimas nos olhos. É uma animação para todas as idades, mas talvez crianças muito pequenas não entendam plenamente as nuances da história.


Apesar de estar sendo exibido no Brasil só agora e em salas limitadas, Your Name estreou no Japão em 2016 e foi um completo sucesso, se tornando a quarta maior bilheteria do país, atrás apenas de Frozen, Titanic e A Viagem de Chihiro. Devido ao sucesso, Your Name ganhará uma versão live action ocidental. Ainda não se sabe maiores detalhes, então é torcer pelo melhor, aguardar, assistir e comparar os dois.

Confira o trailer e bom filme!

Um comentário:

  1. Oi Thalita! Ai Deus, eu amo o diretor desse filme, mas ele geralmente me deixa desidratada e pela resenha já percebi que não vai ser diferente! Com certeza vou levar lencinhos pra ver, amei que vc gostou do filme!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.