quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Em O Menino no Alto da Montanha conhecemos Pierrot, um garoto pequeno para a idade que vive na França junto de seus pais e de seu cão chamado D’Artagnan. Seu pai sofre com as sequelas psicológicas da Primeira Guerra Mundial e é encontrado morto, enquanto sua mãe pouco depois fica doente e também morre. O menino deixa o cachorro aos cuidados de seu melhor amigo, um judeu surdo chamado Arshel, enquanto é enviado para um orfanato. Não tarda para ser resgatado pela tia Beatrix e ir viver em um casarão no alto da montanha.



O casarão é residência de ninguém mais ninguém menos que Adolf Hitler. Não tarda para o menino se tornar um queridinho do ditador e criar ares de grandeza, pois finalmente não sofre com bullying e pode almejar se tornar um homem poderoso como aqueles que entram e saem da casa. Mas a que custo?


John Boyne mais uma vez brilha ao envolver crianças em grandes conflitos históricos. Pierrot nos dá uma bela ideia de como alguns jovens alemães devem ter se sentido ao participar da Juventude Hitlerista. É um livro que deixa o leitor com sentimentos conflitantes. Ao mesmo passo que tentava entender as motivações de Pierrot como um jovem iludido pelo discurso dos nazistas, me revoltava com suas atitudes e queria lhe dar um belo chacoalhão.


O livro é curto e a leitura flui muito bem. Eu até gostaria que ele fosse mais longo. Estou um pouco cansada de títulos do tipo “O menino que, a menina que”, mas a editora manteve o título original, então tudo bem. Eu coleciono marcadores e embutido na orelha da contracapa temos um marcador recortável. Adorei ❤


O Menino no Alto da Montanha é excelente para quem gosta de histórias na Segunda Guerra Mundial e um bom retrato de como se sentiria um menino nazista na Juventude Hitlerista. Não gostei de todo de alguns poucos pontos mais por implicância minha tentando decifrar se certas situações poderiam ter acontecido que por desvios da narrativa. Achei o final um pouco corrido, mas o livro cumpre o seu papel e se mostrou uma boa leitura. 

Nota 4/5 ★


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Busca

Tecnologia do Blogger.

Sobre Nós

No Blog

Arquivo

Seguidores

Facebook

Instagram

Twitter

Editora Parceira

Parceiros

Postagens Populares

Visitas

As opiniões aqui presentes são próprias das autoras do blog, não representando necessariamente a opinião das editoras e/ou autores.