Como foi meu ano sem comprar livros


No comecinho do ano fiz uma crônica, que pode ser lida aqui, dizendo que passaria 2017 sem comprar livros. Já adianto que não consegui totalmente, mas foi uma experiência que valeu muito a pena e que pretendo repetir, e estender, em 2018!

Por incrível que pareça, o mais difícil nessa pequena jornada foi mudar o hábito de sempre verificar valores de livros em sites de comparação de preços. Na época eu não tinha costume de usar os alertas, então verificava alguns livros diariamente, na esperança de um precinho camarada. Por dias ligava o computador e me controlava para não entrar no Buscapé ou Zoom. Deletar sem nem abrir todo e qualquer e mail com “livros em promoção” também foi complicado no início. Eu sempre ficava com o sentimento de “E se eu perder uma grande oferta?”. Não demorou para ânsia de verificar preços e emails promocionais se dissipar e logo passei a sentir uma pequena sensação de liberdade. 

Outra questão foi controlar a ansiedade para grandes lançamentos. Desses comprei apenas O Bazar dos Sonhos Ruins do Stephen King. Por mais que eu quisesse, me segurei, e tive a sorte de conseguir vários deles trocando no Skoob. Outros não consegui, mas com tantos livros para ler acho que dá para esperar um pouquinho.


Todos os livros trocados em 2017 que estão comigo. Muitos já foram lidos, outros ainda não, e alguns não saíram na foto pois já foram trocados novamente :) 

Sim, comprei alguns livros, mas percebi que cada um deles foi uma compra bem consciente. Houve época em que eu nem queria tanto assim determinado livro, comprava apenas por estar muito barato, ele ficava aqui por meses ou anos e no fim eu o lia a força. Isso não existe mais. No fim a pilha não diminuiu muito pois continuei trocando no Skoob, mas o dinheiro investido no envio de um livro é bem inferior ao da compra de um novo.

Para mim valeu muito a pena e não foi difícil quanto imaginei. Em 2018 vou continuar com essa prática e, além de intensifica-la, pretendo estendê-la também para jogos de vídeo game. E você, pretende comprar mais ou menos livros em 2018? 

4 comentários:

  1. Oi, Thalita!
    Esse ano de 2017 também dei uma maneirada nas compras e foquei em ler os que estavam parados na estante. Li um monte e falta bem poucos para completar a estante toda lida *---*
    Beijos
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza!
      Aehhh que bacana! Esse ano pretendo atingir essa meta, comprar menos ainda e quem sabe finalmente ler todos os que estão parados :)
      Bjs

      Excluir
  2. Também me esforcei para não comprar livros e ler os que tenho aqui em casa. Acho que valeu a pena.
    PS: Também tenho Os Três Mosqueteiros, é sensacional <3

    https://atocadalebre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda!
      Ahh que legal! Ainda não li, estou bastante curiosa pois comecei a série da BBC e surgiu a vontade para conhecer a história original.
      Bjs

      Excluir

Tecnologia do Blogger.