Belas Adormecidas - Stephen King e Owen King

Geralmente aguardo com certa ansiedade qualquer livro do Stephen King, mas a curiosidade foi aguçada pelo fato de Belas Adormecidas ser escrito em conjunto com seu filho caçula, Owen. Agradecimento especial a Denise que me deu um exemplar de presente ♥ obrigada amiga!

De um dia para o outro, mulheres do mundo todo não acordam. Conforme a terra faz a sua rotação, mulheres de qualquer idade, até mesmo bebês, adormecem e tem o rosto coberto por teias que com o passar do tempo se transformam em um casulo branco perolado. E coitado de quem mexer nesse casulo! Com exceção de crianças muito pequenas, qualquer um que tente violar a proteção será violentamente atacado!



As notícias chegam a Dooling, pequena cidade do Maine onde se passa a história. A xerife Lila Norcross, após uma noite difícil, só quer saber de dormir, mas se mantém acordada e encontra Evie Black, uma assassina que é levada a prisão onde o marido trabalha como psiquiatra. Dr. Clint Norcross logo se interessa pela nova detenta, ainda mais quando ela é a única mulher que dorme e acorda livremente além de possuir alguns poderes inexplicáveis.

Claro que a informação vaza, e conforme os dias passam e mais e mais mulheres adormecem os homens da cidade se tornam desesperados por respostas. Frank Geary, responsável pelo controle de animais da cidade, passa a arquitetar um plano de invadir a prisão e obter respostas, enquanto Evie elege Clint como o Homem, um grande salvador, que precisa cuidar de sua segurança pelo bem da humanidade.


Para evitar spoilers citei acima um mega resumo da trama principal, mas ela é composta de inúmeras histórias paralelas que convergem entre si envolvendo dezenas de personagens diferentes, tanto que ao abrir o livro o leitor dará de cara com a lista deles.


A ideia do livro é sensacional e os Kings pensaram de forma muito abrangente. Acompanhamos inúmeras situações após o começo da crise, como quedas de aviões provocadas por passageiros enraivecidos, invasões a supermercados em busca de energéticos e, claro, homens em pânico. Não conheço a escrita do Owen, mas não é tão difícil identificar a do Stephen, principalmente em uma frenética cena da prisão. 

Mas existem problemas no caminho. Eu não tenho medo de livros grandes, mas as 728 páginas de Belas Adormecidas são um excesso. Algumas histórias se prolongam demais, como é o caso de suspeita de adultério de Clint com uma antiga amiga que se arrasta por páginas. Pelo menos o texto é fluido e consegui lê-lo em pouco tempo quando me propus a termina-lo, mas existem momentos cansativos.


Não tive grandes problemas com a quantidade de personagens, mas o mesmo não pode ser dito em relação ao seu desenvolvimento. A maior reclamação vai para Frank, cujo desenvolvimento parece ter sido esquecido em dado momento da história.


A crítica social feita pelos autores é muito interessante, principalmente a forma como abordaram um tema central da história: o machismo. A variedade de mulheres é imensa e seus traumas totalmente realista, rendendo boas alfinetadas e nos fazendo refletir sobre o papel da mulher na sociedade. Mas me incomodou muito a pouca importância dada por elas aos seus filhos. Entendo desprezarem pais, amigos, namorados e maridos, mas o pouco amor referente aos filhos em determinada parte da história pareceu irreal e sem nenhum sentimento.

Belas Adormecidas vale a leitura? Não sei. Ele com certeza traz uma boa discussão, mas seu desenvolvimento de forma geral poderia ser melhor e o final me desagradou bastante :( 

Nota: 2/5 ★
O livro no Skoob: Belas Adormecidas

2 comentários:

  1. Oi Thalita, que pena que vc não curtiu, pra mim foi uma das melhores leituras do ano passado e mesmo com a narrativa no estilo Romance, com personagens que nem sempre modificam a trama, eu gostei, como vc disse é tudo muito fluído. Bem, que sabe o próximo vc curte mais!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá Thalita,

    Não li nada do autor ainda acredita? Mas pela sua resenha esse livro não seria um bom começo, gosto dessa capa....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.