Turma da Mônica: Laços / Lições / Lembranças - Vitor Caffagi e Lu Caffagi

Em 2013 tive o primeiro contato com uma graphic novel da Turma da Mônica. Quando soube do lançamento de Laços fiquei completamente encantada. Corri para a banca e comprei o meu exemplar com um imenso sentimento de nostalgia, pois ao abrir Laços foi impossível não lembrar dos gibis que lia e relia e pelos quais sempre tive muito carinho. 


Mas, depois de lida, a graphic novel ficou guardada e um tanto quanto esquecida. Na CCXP 2017 passamos mais tempo explorando o Artist Alley e que descobri que Vitor e Lu Caffagi estavam lá, autografando a coleção toda e lançando o volume final da trilogia. 


Laços começa com Cebolinha e Cascão tentando raptar o Sansão utilizando um plano infalível. Claro que dá errado e os dois levam umas boas coelhadas da Mônica. Chegando em casa, Cebolinha descobre que seu cachorro Floquinho desapareceu. Seu pai o procura, mas sem sucesso, e o menino vai dormir triste. De manhã, toda a turminha aparece e oferece ajuda para encontrar seu companheiro de quatro patas. 

Em Lições, a turminha esqueceu de fazer a lição de casa. Cebolinha sugere que todos fujam da escola e passem o dia no clubinho, assim ninguém desconfiará de nada. Na fuga, Mônica cai de um muro e quebra o braço. Sua mãe não fica contente com isso de decide mudá-la de escola, enquanto Magali, Cebolinha e Cascão também sofrem consequências.

Por fim, em Lembranças, Cebolinha e Cascão tentam reconstruir o clubinho que desabou após uma tempestade, enquanto Mônica e Magali fazem de tudo para serem convidadas para a festa da Carminha. Magali tem passe livre, mas após um vexame em uma festa anterior a Mônica está sem convite.


Abrir qualquer uma das graphics novels da trilogia é entrar em um mundo de encantamento. Os traços e cores são completamente lindos e é fácil ficar um tempão na mesma página apenas absorvendo os detalhes. E ao mesmo tempo em que os traços são diferentes, a turminha é essencialmente a mesma. Vitor e Lu Caffagi tiveram o cuidado de manter as crianças com suas características e personalidades intactas.

O roteiro é excelente e mescla com maestria aventura, humor, drama e as vezes até mesmo um pouquinho de melancolia. Lições, minha edição favorita, me fez sentir bastante tristeza pela Mônica, separada dos amigos e tentando se adaptar em uma nova escola. Ao mesmo tempo em que também ri bastante, principalmente com as tentativas da Mônica de ser convidada para a festa da Carminha.


As histórias até podem ser encaradas individualmente, mas a magia aumenta se a trilogia for mantida. É possível perceber algumas mudanças no traçado dos personagens conforme as edições foram lançadas. Ao virar as páginas sempre fiquei na expectativa de encontrar algum personagem secundário na nova roupagem dos irmãos Caffagi e vários dão as caras como Titi, Aninha, Dudu e Mingau. Ainda que não tenha nada a ver com a história, fiquei muito curiosa para ver o Chico Bento, meu personagem favorito, nesses traços tão bonitos.

As graphics novels estão disponíveis em edição brochura e capa dura. Tenho Laços nas duas edições e com certeza a capa dura vale o investimento. O começo de cada edição tem uma introdução do Mauricio de Sousa e no fim vemos o processo de criação dos personagens e das histórias.


Laços, Lições e Lembraças são leituras obrigatórias para qualquer fã da Turma da Mônica. Acho que a palavra que melhor define a trilogia é doçura. A doçura da história, a doçura da nova roupagem da turminha e a doçura de voltar a ser criança, nem que seja só por algumas páginas.


Nota: 5/5
As HQ's no Skoob: Laços / Lições / Lembranças

5 comentários:

  1. Oi, Thalita!
    Gente, eu sou apaixonada por essas HQs <3 e realmente edição capa dura vale muito o investimento.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Tha!! Eu amo essas HQ do mauricio, reviveu toda minha paixão pela Turma da Mônica, e agora estou lembranças para ler aqui em casa! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Aí que LINDOS *----*
    Gostaria muito de comprar essa coleção, mas acho que os quadrinhos estão ficando caros demais, as vezes a Panini exagera nos valores :(

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  4. Meninas! A quanto tempo eu não vinha aqui! QUanta coisa!! Amei o novo formato do blog de vocês e as impressoes sobre a CCXP (Que foram bem parecidas com as minhas). Thalita, que lindeza essa coleção de Hq's. Dá uma sensação boa só de ver as fotos. E encontrar o artista assim dá uma alegria sem igual a qualquer coração de colecionador né?

    Beijos, e boas leituras!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina!
      Obrigada pela visita, ficamos muito felizes que você tenha gostado!
      Dá sim, foi muito legal, valeu o tempo na fila :)
      Bjão

      Excluir

Tecnologia do Blogger.