O Amor nos Tempos do Ouro - Marina Carvalho

Cécile Lavigne é uma franco-portuguesa que perdeu toda a família em um naufrágio. O tio, um homem ambicioso, decide trazê-la ao Brasil para se casar com o poderoso Euclides, um homem temido e sem escrúpulos e pelo qual Cécile não sente a mínima vontade de se unir.


Após a longa e desconfortável viagem pelo Atlântico, Cécile desembarca no Rio de Janeiro e é apresentada ao aventureiro Fernão, homem responsável por levá-la até Minas Gerais. Ambas as partes se estranham no início. Cécile acredita que Fernão é um homem rude e grosseiro, e ele acredita que ela é uma mocinha mimada e frágil. Mas não demora para perceberem o engano e um afeto surgir.


A primeira coisa que se nota, além do cuidado da editora com a obra, é o trabalho de pesquisa da Marina Carvalho. O cuidado se estende até aos diálogos, onde os personagens conversam de um jeitinho antigo e charmoso. É muito fácil gostar de Cécile, uma mulher sem frescuras, convicta de seus ideais e que enfrenta as adversidades de cabeça erguida. Gostei também do intercalamento de narrativas. De vez em quando Cécile escreve em seu diário e podemos saber exatamente o que se passa em sua cabeça. O restante da narrativa segue em terceira pessoa. Como os capítulos em primeira pessoa são identificados, em nenhum momento ficou confuso.


Os personagens são, na sua maioria, bem construídos e carismáticos. Só não gostei de jeito nenhum do Euclides. Achei ele um vilão muito caricato. Conforme o afeto entre Cécile e Fernão se desenvolve, o livro passa por alguns trechos bem melosos. Não é um ponto negativo, apenas não é o tipo de leitura que costumo gostar, mas quem curte com certeza irá suspirar de inveja. Algumas coisinhas me incomodaram, como o tempo de deslocamento entre o ponto A ao B parecer bem mais longo na ida, ou o excesso de expressões em outras línguas (suas traduções poderiam estar no rodapé, não no final do livro), mas nada que tire o brilho da narrativa. 

Me encanta ver um romance histórico sobre a nossa própria história tão bem escrito, com personagens cativantes e que nos prende do inicio ao fim. Amor nos Tempos de Ouro é seguido por A História de Malikah, personagem de destaque no primeiro romance.

Nota: 4/5 ★
O Livro no Skoob: O Amor nos Tempos do Ouro

Um comentário:

  1. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Desde que a editora lançou essa obra eu estou bastante ansiosa para realizar essa leitura. A premissa é muito interessante e é exatamente o tipo de leitura que curto. Sua resenha me animou ainda mais a ler <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.