Me Poupe! - Nathalia Arcuri

Acompanho o canal Me Poupe! no youtube desde o início e sempre adorei o jeito divertido com que a Nathalia Arcuri lida com finanças, tornando acessível o que parecia ser um bicho de sete cabeças. Seu livro Me Poupe!: 10 Passos Para Nunca Mais Faltar Dinheiro no Seu Bolso é tão acessível quanto!

Como o subtítulo já diz, a obra contém 10 passos para você curar a sua “dinheirofobia” a passar a ter um melhor relacionamento com a sua bufunfa através de dicas que abordam a importância de conversar sobre dinheiro, criar objetivos claros, como economizar e investir, formas de receber um salário maior e muito mais.


Ele não contém grandes novidades em relação ao canal no youtube, mas a vantagem é que a obra traz tudo compilado em ordem, o que nos ajuda a lembrar facilmente dos tópicos e a fazer futuras consultas. A parte sobre investimentos é bastante resumida e serve para mostrar opções além da poupança e previdência privada, deixando a curiosidade para se aprofundar no assunto. O livro é bastante interativo, cheio de exercícios que ajudam a assimilar o conteúdo e a incorporar as dicas. E é fácil incorporá-las e começar a pensar sobre o consumo desenfreado e ao uso que damos ao dinheiro.

Desde o início a autora deixa claro que não pretende ganhar um Nobel de Literatura, então a linguagem do livro é bastante descontraída e divertida. A diagramação bem bacana, com detalhes em roxo e repleta de gráficos e tabelas de fácil entendimento. Não gostei muito da gramatura do papel, achei ele fino e algumas vezes dá até para ver as letras do verso da página.

Narrado em primeira pessoa, ele também é uma espécie de biografia da autora que conta como desde muito cedo é dona de uma mente poupadora e o quão realizada é seguindo o seu estilo de vida que, apesar de extremamente econômico, lhe permite fazer tudo o que ela quer. 


Mas a repetição do “se eu consegui você também consegue” sobre o seu primeiro milhão me incomodou um pouco. Faltou levar em consideração que as pessoas não são iguais e não vivem na mesma realidade. Nem todo mundo tem a personalidade a cara de pau que a Nath muitas vezes teve para alcançar os seus objetivos. Elas com certeza são capazes, mas talvez sejam necessários outros processos para se chegar lá, processos que estão além desse livro. 

Me Poupe! é um excelente livro para passar a ver o dinheiro com novos olhos e abrir a cabeça para novas formas de economizar. Mesmo que alguns pontos não sirvam para todo mundo e ele passe brevemente por alguns tópicos, o livro consegue despertar a vontade de mudar a sua vida financeira.

Nota: 4/5 ★
O Livro no Skoob: Me Poupe!

2 comentários:

  1. Olá Thalita,

    Dei esse livro de presente dos dias dos namorados para a minha esposa, ela assiste o canal também e gota muito, ela está gostando e vou pedir para ela fazer um resenha dele lá no blog, eu quero ler também....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olás,
    Conheci a Nathalia atraves do marido dela, e desde então acompanho tudo o que ela faz. Confesso que me perco em algumas coisas que ela fala (CTB, LDI e afins), mas ela tem dicas que você até pensa: puts verdade!

    Quero ler esse livro. Não sei quando na verdade vou concretizar. Mas quero sim!! Dar uma chance a um novo formato de leitura!

    Beijao, e boas leituras!!

    http://jeitodemulhereolhardemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.