Um Banquete Para Hitler - V. S. Alexander

Quando os horrores da Segunda Guerra Mundial começam a espreitar Berlim, os pais de Magda Ritter resolvem mandá-la para a casa dos tios em Berchtesgaden. A moça levava uma vida alheia ao conflito, mas agora precisa prover o seu próprio sustento. Com a ajuda do tio é escolhida para trabalhar em Berghof, refúgio de Adolf Hitler.


Magda chega em Berghof sem saber da sua função e logo descobre que se tornará uma provadora de Hitler. Ele teme ser envenenado, então mantém diversas moças aptas a provar a sua comida e garantir que seu alimento esteja seguro. Magda recebe treinamento para identificar os venenos mais comuns e inicialmente fica apavorada com sua função e, por mais que se acostume a ela, o medo sempre está presente em cada refeição. 

Em Berghof ela conhece o bonito Capitão Karl Weber e um relacionamento começa a florescer. Não tarda para Karl confidenciar que possui um plano para matar Hitler e Magda passar a  temer pelas suas vidas e a odiar Hitler conforme a propaganda nazista é desmascarada. A Alemanha sofre enquanto ali eles vivem em meio a uma paisagem bonita, se alimentam bem e possuem entretenimento disponível.

Narrado em primeira pessoa, Magda nos conta suas experiências de forma fluída e intensa. O treinamento e seu trabalho como provadora rendem momentos bastante interessantes e, mais adiante, o seu maior envolvimento na guerra mostra um imenso amadurecimento da personagem que passa a se envolver no conflito ao se unir na conspiração de Karl.


Apesar de se tratar de uma ficção, várias cenas foram baseadas nas experiências reais de Margot Woelk que aos 95 anos revelou que durante dois anos e meio foi uma das 15 provadoras de Hitler. Outras ocorrências históricas estão no livro, mas algumas situações que tendem a ser ficcionais me pareceram um pouco forçadas. Os diálogos nem sempre convencem e várias vezes me perguntei se as coisas de fato poderiam ter acontecido daquela maneira em uma hipótese real. Um exemplo é a amizade de Magda com Eva Braun, amante de Hitler.

Um Banquete Para Hitler é uma leitura fluída, instigante e abrangente, que além de mostrar uma função incomum ligada ao ditador alemão, mostra o esforço feito para por fim à guerra. Uma ficção histórica imperdível para quem procura um bom livro e gosta de ler sobre o assunto.

Nota: 4/5★
O Livro no Skoob: Um Banquete Para Hitler

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.