Chamado Selvagem - Jack London

Buck é um imenso cão que desfruta de uma confortável vida doméstica na ensolarada Santa Clara. Até que é retirado de seu lar, viaja quilômetros dentro de um engradado e passa dias com fome para ser entregue a um homem cruel que precisa “quebrá-lo” para que se torne obediente frente a pessoas estranhas. O pobre animal é espancado e não demora para ser novamente vendido e se ver sob uma cobertura estranha, branca e gelada. Buck finalmente chega ao Alaska a fim de se tornar um cão de trenó.



Buck passa por inúmeras provações e precisa lutar para se adaptar ao novo tratamento dado pelos humanos, a hierarquia dos demais cães do grupo e ao clima inóspito da busca pelo ouro no Alaska. Conforme os dias decorrem, Buck se torna um cão endurecido pelas circunstâncias e desenvolve uma incrível força bruta e inteligência para lidar com sua nova situação, fazendo com que aos poucos o chamado selvagem ecoe em suas orelhas.

Chamado Selvagem foi meu primeiro contato com a escrita de Jack London e só posso dizer que adorei! Ainda que seja narrado em terceira pessoa, é fácil entrar na mente de Buck. Mesmo que lhes sejam atribuídos sentimentos e por vezes ações humanas, os cães são cães, sem humanização desnecessária. E não espere uma história de cãezinhos fofinhos. A narrativa muitas vezes é brutal e violenta, mostrando a realidade que homens e cachorros passaram no Alaska durante a corrida do ouro.


O livro possui poucos diálogos, mas em nenhum momento se torna cansativo e sua leitura é muito fluida. Como possui poucas páginas (minha edição tem 126) é fácil se deixar levar para jornada de Buck e terminar em poucas horas. Um detalhe no final do livro se mostrou um pouco fantasioso e destoa do resto do livro, fazendo com que Chamado Selvagem não leve nota máxima.

Publicado em 1903, O Chamado Selvagem é hoje uma das mais famosas obras da literatura norte-americana e conferiu fama mundial a Jack London. O autor fez parte da corrida do ouro em 1897 em Klondike no Canadá o que serviu de inspiração para O Chamado Selvagem e outras de suas obras.

Nota: 4,5/5 ★
O Livro no Skoob: Chamado Selvagem

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.